Com o objetivo de fornecer subsídios técnicos aos empresários do Rio de Janeiro para melhor gerenciar os resíduos oriundos de seus processos industriais, a Firjan desenvolveu este guia prático, que apresenta de forma objetiva uma visão geral dos tipos de resíduos, técnicas de gestão e tratamento.
Economia Circular Holanda-Brasil - Da teoria à prática
Este livro está dividido em cinco partes, a fim de, primeiramente, explicar o contexto da Economia Circular, seus benefícios e as boas práticas no olhar de cidades e empresas holandesas.
Não ficou de fora a visão da indústria fluminense, que mostrou a importância da Economia Circular para a preservação da competitividade das empresas e o olhar de várias instituições brasileiras que, ao participarem dos eventos, destacaram o valor dessa troca de conhecimento entre Holanda e Brasil.
Manual de Conservação de Reuso de Água na Indústria
O Sistema FIRJAN e o SEBRAE-RJ, considerando a importância da conservação e do reúso da água na indústria, desenvolveram este manual para proporcionar as orientações básicas para o desenvolvimento e a implantação de Planos de Conservação e Reúso de Água (PCRA).
Cartilha Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Esta Cartilha pretende ser uma ferramenta de fácil utilização para a elaboração de inventário de emissões de gases de efeito estufa - GEEs, pois de uma forma simples apresenta os princípios, as diretrizes e as etapas de um inventário corporativo de emissões.
Manual de Bioeconomia - “Bioeconomia, Natureza e Negócios”
A publicação traz uma abordagem econômica da biodiversidade, mostrando a conexão entre a temática e o setor produtivo. Longe de apenas considerar potenciais impactos no ambiente natural, este material ressalta os ganhos empresariais por meio de uma relação sustentável e responsável, onde o desempenho socioambiental flui em consonância com o propósito dos negócios.
A Firjan, em sua missão de promover a competitividade e o crescimento sustentável das indústrias do Rio de Janeiro, vem acelerando sua atuação na temática ESG por meio de ações de disseminação do conceito e engajamento empresarial.
A pesquisa Firjan ESG 2023 retrata as práticas de 162 empresas, sendo a maior parte delas indústrias de transformação, de médio e grande portes, com atuação nacional. As empresas com atuação multinacional notadamente apresentam uma maior evolução e maturidade na Agenda ESG.
Na publicação, você vai conhecer os resultados das ações de promoção dos 10 Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para organizações fluminenses desenvolvidas entre 2021 e 2022.
Comunicação de Engajamento Pacto Global | Firjan (2018-2020)
Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que mobiliza as empresas a implementarem práticas de sustentabilidade voltadas para direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção
Roteiro para o empreendedor refletir sobre o envolvimento com a temática que envolve os três pilares ESG (Ambiental, Social e Governança), essenciais para a Indústria.
A partir do sistema socioeconômico e da emergência climática, surgem três cenários que apresentam perspectivas de ações para profissionais e empresas. São eles: Equinosso, Hiper-ritmo e Tesselas.