A Firjan, em sua missão de promover a competitividade e o crescimento sustentável das indústrias do Rio de Janeiro, vem acelerando sua atuação na temática ESG por meio de ações de disseminação do conceito e engajamento empresarial.
A pesquisa Firjan ESG 2023 retrata as práticas de 162 empresas, sendo a maior parte delas indústrias de transformação, de médio e grande portes, com atuação nacional. As empresas com atuação multinacional notadamente apresentam uma maior evolução e maturidade na Agenda ESG.
O Festival Futuros Possíveis é uma iniciativa do Lab de Tendências da Casa Firjan, com a proposta de refletir sobre as transformações em curso no mundo, que vão impactar a nossa forma de viver e fazer escolhas.
Sinais de mudança foram identificados pelo Lab de Tendências da Casa Firjan ao longo de 2022. A pesquisa tem alerta empresas e profissionais sobre temas estratégicos, para que possam se manter relevantes no mercado.
Os sinais de mudança presentes neste relatório foram identificados ao longo de 2021. A pesquisa alerta empresas e profissionais sobre temas estratégicos, para que possam se manter relevantes no mercado.
Para 2019-2020, o report apresenta Novaleva, Eu.lístico e Complex.ID, três cenários de futuros mapeados pelo Lab de Tendências da Casa Firjan, a partir da relação homem-máquina, tendo a tecnologia como vetor principal.
Em dois anos, os cenários de futuros possíveis - CyberTopia, AlterMundo e PluriDiverso - serão essenciais para que empresas e profissionais se adaptem ao contexto de alta complexidade no qual estão inseridos.
A partir de dados do mercado de trabalho e dividido pelas áreas Tecnologia, Consumo, Mídia e Cultura, o estudo reflete as transformações da nova economia, caracterizada por novas formas de negócio e de consumo.
O Mapa de Rotas Tecnológicas tem o objetivo de preparar os Institutos de Tecnologia e Inovação para cenários futuros. A plataforma interativa de Química Verde visa expor os resultados mapeados durante esse processo.
Quais os sinais de mudança que poderão impactar o futuro das empresas e profissionais da moda? Neste relatório, são identificados temas que prometem transformar o setor e consolidá-lo ainda mais.
Maquinarium, Vinculare e Protopia são três macrotendências, que tratam das tecnologias que visam uma produção mais autônomos, das lógicas colaborativas empresariais e das novas formas de relação com o mundo.