Diagnóstico do Comércio Exterior do Rio - 6ª edição
O Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio tem o objetivo de traçar um perfil aprofundado das empresas fluminenses que atuam no comércio exterior. Ele é construído a partir de uma pesquisa realizada com centenas de empresas, sendo capaz de identificar a visão do empresário sobre essa área de atuação, seus receios e suas expectativas, bem como os fatores que afetam a competitividade externa de seus bens.
O estudo compara resultados anteriores, mostrando a evolução do estado nas importações e exportações brasileiras. Além disso, analisa a participação das exportações para blocos econômicos, o perfil das empresas por porte (micro, pequeno, médio e grande), os principais setores de atividade (como serviços e produtos químicos), a composição do capital, os principais entraves, os órgãos governamentais que exercem papel fundamental nas exportações e muitos outros dados que revelam avanços, retrocessos e mudanças na percepção de exportadores e importadores.
A pesquisa traça o perfil das empresas fluminenses que atuam no comércio exterior e evidencia os obstáculos internos e externos que afetam seu desempenho nessa atividade. A partir das respostas de 300 empresas, é possível comparar os resultados de 2021 com aqueles observados nas edições anteriores, de 2019 (244 empresas respondentes), de 2017 (362 empresas respondentes) e de 2015 (328 empresas respondentes), realçando avanços, retrocessos e mudanças na percepção dos exportadores e importadores.